Descubra como melhorar os resultados do varejo com cupons e personalização de ofertas.
Existem gatilhos psicológicos específicos que atraem os clientes a certos tipos de promoções e os incentivam a comprar. A pesquisa mostra que quando os compradores encontram uma boa oferta, isso realmente os leva a se sentirem animados e felizes, e eles têm níveis aumentados do hormônio do “bem-estar” conhecido como ocitocina.
Estas são algumas das perguntas importantes sobre cupons e personalização que você responderá neste artigo:
- Como melhorar os resultados do varejo com cupons?
- Como personalizar cupons?
- Como usar a segmentação no marketing de cupons?
- Como usar técnicas de gamificação no marketing de cupons?
- Como usar ancoragem no marketing de cupons?
- Como usar copywriting em seu marketing de cupons?
- Quanto tempo deve durar o desconto no marketing de cupons?
- Como evitar reações negativas no marketing de cupons?
- Como usar cupons como parte de um programa de fidelidade?
- Como os varejistas distribuem cupons?
Além de fazer as pessoas se sentirem bem, os descontos dão poder de decisão aos consumidores. Os compradores continuarão procurando por ofertas para manter essas boas sensações fluindo. E isso pode motivá-los a finalizar a compra, mesmo que antes estivessem indecisos.
Usando cupons, os varejistas podem incentivar os clientes a:
- Adicionar itens específicos ao carrinho, incluindo excesso de estoque, produtos de margem alta ou itens fora de temporada.
- Descobrir novos produtos relacionados para complementar lançamentos de produtos.
- Gastar acima de um valor mínimo de pedido especificado.
- Reduzir o abandono do carrinho.
- Aumentar a receita geral.
- E muito mais!
Vamos nos aprofundar em exemplos de como os cupons ajudam os varejistas com suas metas de vendas e receita:
1. Cupons para impulsionar a aquisição de clientes:
Seja para entrar em novos mercados e oferecer um incentivo para a primeira compra ou dar um desconto de indicação, as campanhas de cupons são uma maneira fantástica de atrair novos clientes.
2. Cupons para impulsionar as vendas de um produto específico:
Alguns produtos ou serviços são sazonais ou suas vendas caem ligeiramente em épocas específicas. Os varejistas podem melhorar as vendas nesses períodos usando cupons de desconto. Um bom exemplo são as lojas de moda que desejam movimentar seu estoque com cupons personalizados de alta conversão antes de entrar na temporada de liquidações.
Alguns produtos perto do vencimento ou com baixa rotatividade. Com cupons, os varejistas podem aumentar as vendas e se livrar do estoque com um vale de desconto ou uma oferta combinada.
3. Cupons para aumentar o valor da cesta:
Os varejistas podem motivar os compradores a adicionar mais itens ao carrinho para obter o desconto desejado ou frete grátis. A melhor maneira de fazer isso é mostrar o quanto falta para uma determinada oferta diretamente no carrinho.
4. Cupons para reativar clientes inativos:
Os varejistas podem ativar seus clientes inativos enviando-lhes uma oferta por tempo limitado contendo um voucher de desconto.
5. Cupons para coletar dados do cliente ou consentimento de marketing:
43% dos compradores estão dispostos a compartilhar dados pessoais com marcas para economizar dinheiro. Os varejistas podem oferecer cupons para incentivar os clientes a se inscreverem em sua newsletter, ingressar em seu programa de fidelidade, criar e preencher um perfil, dar consentimento para cookies e muito mais. Uma estratégia de cupom muito popular é oferecer um desconto para a primeira compra após a assinatura da newsletter.
6. Cupons para reclamações de atendimento ao cliente:
Quando um varejista enfrenta uma reclamação, ele pode recuperar a confiança e a lealdade de seu cliente com um “cupom de desculpas” que demonstra sua apreciação pelo cliente.
7. Cupons para obter feedback do cliente:
Os varejistas podem usar cupons para incentivar os clientes a participarem de uma breve pesquisa sobre sua marca. Descobrir mais sobre suas preferências, necessidades e pontos problemáticos tem um enorme valor para um varejista.
8. Cupons para obter avaliações de clientes:
Ao dar vales, você também pode incentivar conteúdo gerado pelo usuário ou avaliações.
9. Cupons para diminuir o abandono do carrinho:
O marketing de cupons pode ser uma ferramenta para reduzir o abandono do carrinho online. Os varejistas podem enviar e-mails, SMS, anúncios ou notificações push quando o cliente abandona o carrinho, oferecendo uma oferta especial se ele concluir a compra dentro de um limite de tempo.
10. Cupons para incentivar os clientes a baixar seu aplicativo:
Os varejistas podem motivar os clientes a baixar seu aplicativo oferecendo descontos exclusivos para o aplicativo ou um voucher especial.